O consumo de vídeos está cada vez maior. Tutoriais, vídeo aulas, webinars, lives... Esse formato de mídia está sendo o queridinho do público em geral, com as pessoas preferindo esse formato por sua praticidade e rápida absorção do conteúdo abordado. Só no YouTube, por exemplo, mais de dois milhões de usuários acessam a plataforma por mês no mundo inteiro!
Por conta disso, junto ao aumento da criação de conteúdo em formato de vídeo, cresce a necessidade e importância do uso de legendas.
Se a sua marca está pensando em investir mais em conteúdos em vídeo, ou já estão criando, porém sem legendas, você descobrirá nesse artigo exatamente tudo o que precisa para passar usar essas letrinhas a partir de hoje. Veja porque as legendas são tão relevantes em 2022:
Mais audiência
Sim, que o mundo está cada vez mais globalizado e conectado isso não podemos negar. Talvez nossa série favorita da Netflix seja coreana, o novo computador que compramos veio com um manual todo em inglês, ou uma receita indiana será o nosso próximo jantar etc. Qualquer que seja a ocasião, culturas e idiomas diferentes fazem parte da nossa vida cotidiana, em cada canto que dermos uma boa olhada.
Ao fazer uso das legendas, seu conteúdo poderá ser distribuído para qualquer pessoa ao redor do globo terrestre sem estar restringida pelas barreiras do idioma original. E, consequentemente, ganhará ainda mais engajamento e visualizações em seus vídeos.
Mais acessibilidade
O Instituto Locomotiva, em 2019, publicou um estudo em que indicava que 10,7 milhões de pessoas no Brasil sofrem com deficiência auditiva, além de aproximadamente 500 milhões de pessoas surdas no mundo inteiro, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Sem as legendas, essa grande parcela da população não pode consumir diversas séries, filmes, vídeos etc. Mantendo isso em mente, sua marca poderá então investir mais no uso das legendas e, consequentemente, englobar pessoas com deficiência auditiva do mundo todo.
Mais engajamento
Uma pesquisa recente estimou que 85% dos usuários do Facebook estão assistindo os vídeos dentro da rede social sem o áudio ligado, muitas vezes por não poder ouvir o som naquele momento (seja por estar em público sem um fone de ouvido, decidir não atrapalhar as pessoas ao seu redor com o barulho, ou até mesmo estar em um lugar que não pode fazer barulho) ou por ser uma escolha pessoal.
Passando a usar legendas em seus vídeos sociais, você ou sua marca estará dando liberdade total ao seu público de assistir em qualquer lugar que eles quiserem.
Com isso, você não apenas ganhará mais engajamento dessa imensa parcela de pessoas, como também ganhará um engajamento mais rápido, onde o público não mais terá que deixar o vídeo para assistir em um momento propício e assistirão logo quando lançados.
Fique atento na hora de criar legendas para seus vídeos
Legendas múltiplas
Se estiver usando as legendas já integradas aos seus vídeos e legendas geradas pela plataforma que faz o upload do vídeo, tenha cuidado para que elas não se sobreponham umas às outras, dificultando a leitura delas.
Cores e tipografia
Se for usar as legendas comuns na cor branca, tome cuidado na hora de gravar seu vídeo, evitando que as cores que estão na gravação atrapalhem ou até mesmo anulem a leitura das legendas por completo. Seguindo esse mesmo raciocínio, a tipografia das letras também deverá ser de fácil leitura.
Conclusão
Usar legendas nos seus conteúdos em vídeos em 2022 tem uma importância imensa, por diversos motivos. Tais como: maior acessibilidade, poder de escolha para o seu público em geral (assistir de qualquer lugar, e quando quiser) e um alcance global para os seus conteúdos.
Tudo isso junto é a fórmula nos dias de hoje para um maior engajamento, visualizações e alcance. Apostar nas legendas em seus vídeos neste ano pode ser o passo chave de que sua marca precisava.