“Viralizar” é o termo usado para descrever o processo de um conteúdo sendo compartilhado de forma exponencial, como uma tendência que se espalha de forma rápida. Pode ser uma imagem, um vídeo, uma mensagem ou até mesmo um artigo, o que importa é o fato de que aquilo rapidamente atinge toda a internet. Quando um conteúdo se torna viral, isso significa que muitas pessoas estão compartilhando e, consequentemente, aumentando significativamente a visibilidade daquilo.
Uma das principais razões pelas quais isso pode acontecer é o fato de que aquele material contém algo que as pessoas acham interessante ou divertido. Isso pode ser qualquer coisa, desde um meme engraçado até uma declaração política ou um artigo informativo. Precisa ser algo que as pessoas acham interessante ou cômico o suficiente para enviar para todos os seus amigos.
Ser capaz de gerar uma resposta emocional nos usuários é outra razão pela qual esse fenômeno pode ocorrer. Essa reação emotiva pode ser positiva ou negativa, dependendo de como o conteúdo é percebido pelo público. Se ele despertar emoções fortes de alegria, tristeza ou outras sensações, ele pode ser compartilhado mais facilmente, justamente por ter um apelo maior para com o público.
O conteúdo precisa ser facilmente compartilhável para se tornar viral. Isso significa que ele deve ser readaptado e publicado em outras redes sociais ou sites, além de ter um formato que as pessoas possam baixar e enviar para terceiros facilmente. Se um conteúdo é difícil de compartilhar, as pessoas não o farão e, portanto, ele não se tornará viral.
Conteúdos virais são muito comuns na internet, principalmente nas redes sociais. Todos os dias novas mídias conquistam a atenção dos usuários e são compartilhadas freneticamente. Porém, claro, não é qualquer coisa que consegue um feito como esse. Por mais que seja um fenômeno comum, não é fácil produzir algo que agrade o número de pessoas necessárias para que isso ocorra. Vamos ver um pouco mais a fundo como um material viraliza online.
Como um conteúdo viraliza nas redes
Um conteúdo viraliza nas redes quando é compartilhado de forma muito rápida, sendo repassado de pessoa a pessoa, através de plataformas como o Facebook, o Twitter, o Instagram, o TikTok, o YouTube, entre outras. O post viralizado pode ser um vídeo, uma imagem, um artigo ou mesmo um meme.
Esse fenômeno depende do seu impacto, do seu interesse e de alguns fatores que fazem com que as pessoas se sintam motivadas a compartilhá-lo. Esses incluem humor, curiosidade, beleza, relevância e simplicidade. Se o assunto for interessante, o material bem-criado e oferecer algo de útil ou interessante, as pessoas tendem a gostar.
Através de campanhas de marketing, muitos materiais podem atingir esse status, afinal, o objetivo delas é chamar a atenção e cativar usuários. Para que isso aconteça, as empresas precisam se preparar para criar conteúdo relevante e que seja capaz de se conectar com o público-alvo. É preciso cuidar da abordagem que será utilizada, pois se não for relevante e estrategicamente pensada, as pessoas não se sentirão motivadas a compartilhá-lo.
É essencial ter cuidado com as palavras-chave, pois elas são fundamentais para que o conteúdo chegue às pessoas certas. Elas ajudam os usuários a encontrarem o conteúdo que estão procurando na web com mais facilidade. Assim, quando as pessoas buscam por um determinado assunto, elas encontram o material que foi criado de forma inteligente e que tem potencial para viralizar.
Lembre-se de que a viralização de um conteúdo depende muito do assunto tratado, da qualidade, da abordagem usada para apresentá-lo e do uso de palavras-chave. Se esses fatores forem considerados, as chances do seu post viralizar nas redes aumentam muito.
Quais são as tendências mais virais atualmente
Nos últimos anos, as tendências virais têm se tornado cada vez mais importantes para a vida das pessoas. Elas podem ser consideradas como um movimento cultural que explora como o público lida com as mudanças sociais, tecnológicas e culturais. À medida que a tecnologia avança e o mundo se conecta, as tendências mais virais têm desempenhado um papel essencial na forma como a sociedade se comunica e se conecta entre si.
Uma das principais estratégias bem-sucedidas atualmente é o marketing de influenciadores. A partir do momento em que os influenciadores começaram a ganhar notoriedade, as marcas têm aproveitado essa tendência para criar campanhas eficazes e alcançar um público mais amplo. Isso se estendeu para as mídias sociais, onde um número cada vez maior de marcas está contratando personalidades da internet para promover seus produtos e serviços. Essas propagandas e publicidades costumam chamar muita atenção e viralizar bastante, principalmente pela presença de uma celebridade da internet.
O uso crescente de vídeos em mídias sociais já foi muito discutido na questão do vídeo marketing, porém, ele tem um fator muito positivo para viralização online. Com a ascensão de novas plataformas e formatos de vídeo, como o TikTok, Reels e Shorts, eles se tornaram uma das formas mais populares de se comunicar e compartilhar informações. As empresas estão aproveitando essa tendência para criar campanhas eficazes e alcançar um público maior.
O conteúdo gerado pelo usuário também tem sido uma das principais tendências mais virais. Ele tem tido um papel fundamental na forma como as pessoas compartilham informações e interagem uns com os outros, especialmente nas mídias sociais. As empresas estão começando a usar essa tendência para criar campanhas de marketing eficazes e alcançar um público mais amplo.
As redes sociais têm desempenhado seu próprio papel na seleção de conteúdos que viralizam. Elas têm permitido que as pessoas criem, compartilhem e interajam com conteúdo de maneira mais rápida e eficaz. Como resultado, elas têm se tornado um dos principais meios de se comunicar e compartilhar informações, o que tem contribuído para o aumento da popularidade das tendências mais virais. Além de entender e fornecer ao algoritmo mais informações sobre o que agrada ou não a maioria dos usuários.
As tendências mais virais se tornaram necessárias na forma como as pessoas se comunicam, compartilham informações e interagem uns com os outros. Elas incluem o marketing de influenciadores, o uso crescente de vídeos em mídias sociais, o conteúdo gerado pelo usuário e as próprias redes sociais. Estas tendências têm contribuído significativamente para a forma como as pessoas se conectam e interagem uns com os outros.
Conclusão
Em um mundo cada vez mais digitalizado e conectado, é fundamental estar sempre atualizado nos avanços e tendências tecnológicas, pois elas são grande parte de nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal. Conhecer mais sobre o fenômeno do conteúdo viral pode contribuir para um time de marketing de uma grande empresa, assim como também pode ser essencial para uma jovem criando conteúdo para as redes sociais como hobby. Todos os dias a ciência avança mais em estudos e pesquisas sobre a internet e o ambiente digital, e cada nova descoberta representa novas oportunidades para a humanidade.
Dica: Quer estar sempre ligado em todas as novidades dessa área? A Reshape está sempre atualizando seu conteúdo para entregar a você todo o conhecimento que precisa nessa área! Para não perder nenhum de nossos textos, basta acessar www.reshape.com.br/blog, lá você encontra uma diversidade enorme de materiais. Veja um pouco do que temos por lá:
- Transcrição: fazer você mesmo ou contratar um profissional? (reshape.com.br)
- Como legendar materiais acadêmicos com qualidade (reshape.com.br)
- Como definir a frequência de postagem nas redes sociais (reshape.com.br)
- As três principais plataformas para vídeo marketing (reshape.com.br)
- Celular ou câmera: qual é a melhor escolha para criar conteúdo nas redes sociais? (reshape.com.br)