O YouTube é considerado a segunda ferramenta de pesquisa mais usada atualmente, logo atrás do Google. Ele é também a plataforma de vídeos mais queridinha por entre as pessoas, somando um total de mais de dois milhões de usuários por mês no mundo todo!
Em uma pesquisa realizada em 2019, a empresa Hootsuite trouxe diversos dados para o YouTube de 2020. Um deles, por exemplo, apontou que 70% dos vídeos assistidos pelos usuários foram através de recomendações do algoritmo da plataforma.
Por isso mesmo, é imprescindível que você tenha uma atenção cautelosa e melhore o SEO (Search Engine Optimization) dos seus vídeos do YouTube, para ter um melhor ranqueamento dentro da rede social.
Como o SEO para o Google, a função de SEO para o YouTube serve para fazer com que o seu vídeo apareça na primeira página quando alguém pesquisar sobre aquele tema e/ou palavra-chave. Consequentemente, ganhando mais visualizações e engajamento. Quanto melhor o SEO, melhor ranqueamento terá.
Como melhorar o SEO dentro do YouTube
Você pode investir em um bom planejamento para ranquear melhor dentro da plataforma antes mesmo de ligar a câmera. Algumas dicas são:
Faça uma pesquisa de palavras-chave
Se já tem um tema em mente para criar o seu próximo vídeo, procure pelas keywords relacionadas a esse tópico logo de início. Fique atento a relevância de cada palavra-chave que usar, além do volume de buscas por mês.
Se uma palavra-chave está com um alto volume de buscas mensalmente, pode ser difícil ter um bom engajamento com ela.
Mesmo que você possa ter passado horas pesquisando e analisando as melhores palavras-chave para o seu vídeo, apenas escrever elas no título e na descrição não são mais as únicas coisas que pesam para um bom ranqueamento.
O algoritmo do YouTube está cada vez mais inteligente ao filtrar os vídeos que irão ficar em primeiro lugar, e agora ele presta bastante atenção no que está sendo dito.
Se há um vídeo com título sobre gatinhos fofos, mas durante o vídeo não há nada dito sobre eles, o YouTube saberá e punirá com um mau posicionamento. Por isso, é recomendado que você repita as suas palavras-chave durante o vídeo, mas de maneira natural.
Transcreva para outros idiomas
No mundo cada vez mais conectado, hoje ter um conteúdo em apenas um idioma pode ser uma barreira para o seu crescimento ou da sua empresa. Ter transcrições para os títulos e para as descrições dos seus vídeos aumentará imensamente seu alcance, já que você estará mais limitando seu público a apenas um idioma.
Tente fazer uma pesquisa para saber exatamente qual novo idioma lhe trará mais resultados. Uma dica forte é apostar em transcrições em inglês e/ou espanhol.
Tenha uma boa thumbnail
Na hora de criar a imagem que servirá de capa para o seu vídeo, tenha atenção e capriche. O ditado "nunca julgue um livro pela capa" pode até ser bonito, mas não funciona no marketing digital. As pessoas irão clicar nos vídeos com thumbnails bem-feitas que despertam o interesse.
Procure pelas tendências do momento
A cada minuto vemos tendências nascerem e estourarem, para depois sumir completamente. Fique sempre antenado no que está bombando naquele momento, e use isso para criar um conteúdo capaz de gerar engajamento.
Fique atento apenas em não fugir do seu nicho. Um boato de política pode estar dando o que falar naquela semana, mas será que os inscritos de um canal de costura e moda vão ter interesse nisso? Filtre aquilo o que faz sentido para você e aquilo que deseja transmitir, e claro, seja original.
Divulgue sempre seus vídeos
Com um bom CTA, ganhar mais visualizações e engajamento em seus vídeos será um trabalho fácil, seja onde for. Entretanto, há maneiras melhores para fazê-lo, como:
1. Faça um chamado para o seu vídeo em alguma rede social
Se você tem um blog, um Instagram, uma página no Twitter ou qualquer outro meio de comunicação que tenha bastante tráfego, use e abuse deles ao divulgar seu canal no YouTube. Você pode fazer um CTA bem elaborado ou uma contagem regressiva para o conteúdo em vídeo que irá lançar em breve.
Por exemplo, se você tem um blog com o mesmo tema do seu canal, uma boa dica é criar posts que façam com que o seu leitor seja redirecionado ao seu vídeo. Criar um tweet rápido chamando para o novo vídeo publicado ou até mesmo postar um trecho convidativo do vídeo no Instagram... As opções são imensas e trarão resultados incríveis, só basta um pouquinho de criatividade.
2. Tenha um e-mail marketing
Caso você já tenha um bom fluxo de assinantes na sua lista de e-mails, não esqueça deles e envie sempre um e-mail com uma chamada para os conteúdos novos e mais interessantes que você publicar.
3. Peça para o seu público interagir
Quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra: "Se você gostou do vídeo então comenta aqui embaixo e clica no sininho".
É imprescindível que você lembre e peça (em todo vídeo!) que o seu público interaja com o seu conteúdo. Comentar, curtir, compartilhar... Tudo isso faz um peso enorme no algoritmo do YouTube, que entende que o seu vídeo é interessante e passa a mostrar para mais pessoas.
Ativar as notificações faz com que o público não perca os novos conteúdos e assista a eles ansiosamente assim que a notificação aparecer, consequentemente, gerando um engajamento rápido.
A inscrição no canal também é de extrema importância e você provavelmente passará um bom tempo construindo sua comunidade. Uma dica boa é ficar sempre de olho nas próprias ferramentas do YouTube, que indicam como vai o crescimento do seu canal; uma delas, por exemplo, informa quantas pessoas que não estão inscritas no canal, mas ainda sim estão consumindo os seus vídeos.